Como Utilizar Serviços do SIBI
Conheça alguns serviços oferecidos pelo SIBI Univasf:
Cadastro remoto na biblioteca
Consulta ao acervo e uso de espaços para estudo
Empréstimo de material bibliográfico
Levantamento bibliográfico/orientação à pesquisa
Elaboração de ficha catalográfica
Trabalhos de Conclusão de Curso
Os usuários vinculados aos cursos nas modalidades presencial e EaD da Univasf poderão realizar seu cadastro no Sistema Integrado de Bibliotecas de forma remota, sem a necessidade de se dirigir até uma das bibliotecas do SIBI.
- Para realizar o cadastro, o usuário da EaD deve enviar e-mail com a solicitação para: biblioteca.ead@univasf.edu.br
- Informar no e-mail:
- Nome completo;
- CPF;
- RG;
- E-mail;
- Curso;
- Comprovação de vínculo (histórico/comprovante de matrícula, etc.)
- A biblioteca enviará as informações e a confirmação do cadastro ao usuário.
Com o cadastro é possível ter acesso a serviços como empréstimo, renovação, reserva de material, emissão de declarações, acesso a conteúdos, entre outros.
Para informações sobre cadastro de alunos na modalidade presencial, clique aqui.
Cada campus da Universidade possui uma biblioteca física. Caso o usuário vinculado a um curso presencial ou EaD da Univasf resida próximo ou em algum dos locais onde estão presentes os campi da Univasf, pode se dirigir diretamente às bibliotecas e fazer uso de seu espaço e acervo. O usuário dispõe de:
- Acesso aos materiais bibliográficos (livros, CDs, DVDs, etc.) por meio de consulta local (consulta interna nas dependências da biblioteca).
- Acesso à estrutura para estudo in loco:
- Salão de estudo;
- Salas de estudos em grupo;
- Cabines de estudo individual;
- Computadores;
- Guarda-volumes.
Confira as informações sobre o endereço e o funcionamento das bibliotecas do SIBI Univasf: https://portais.univasf.edu.br/sibi/rede-sibi
Você também pode realizar uma visita virtual nos espaços das bibliotecas! Clique aqui.
Serviço disponível à comunidade acadêmica dos cursos nas modalidades presencial e EaD da Univasf mediante cadastro no Sistema Integrado de Bibliotecas. O serviço de empréstimo é realizado de forma presencial em cada biblioteca: o usuário retira a obra na biblioteca com o direito de levá-la ao seu domicílio, mediante prazo para devolução estabelecido pelo SIBI.
- O usuário vinculado a um curso da EaD da Univasf deve se dirigir a uma das bibliotecas do SIBI e solicitar empréstimo da obra desejada no balcão de atendimento;
- O empréstimo é realizado via Sistema Pergamum da biblioteca, por meio de matrícula e senha do usuário (disponibilizada no ato do cadastro);
- Discentes de graduação e pós-graduação da EaD da Univasf têm direito a empréstimo de 5 (cinco) livros pelo prazo de 07 dias. Após o prazo de empréstimo, o material poderá ser renovado pelo mesmo prazo, por até 02 (duas) vezes pela internet. Finalizadas as renovações, o material deverá ser devolvido. Assim, o usuário vinculado a um curso da EaD da Univasf poderá ficar até 21 dias com o material;
- O usuário poderá solicitar o empréstimo em qualquer biblioteca do SIBI Univasf, no entanto, a devolução só será efetuada na biblioteca onde retirou o material;
- Em casos de atrasos na devolução e/ou danos à obra, o usuário ficará sujeito às penalidades estabelecidas pelo SIBI Univasf.
Para informações sobre prazos de empréstimo para usuários na modalidade presencial clique aqui.
Consiste no levantamento prévio de bibliografias existentes no acervo das bibliotecas do SIBI Univasf e/ou em bases de dados, periódicos eletrônicos, etc., sejam livros, artigos de periódicos, teses e outros materiais bibliográficos sobre a temática solicitada pelo usuário para o desenvolvimento de sua pesquisa. Corresponde também à indicação de fontes de informação para realização de pesquisa e elaboração de trabalhos acadêmicos.
- O usuário vinculado a um curso presencial ou EaD da Univasf pode realizar sua solicitação por meio do formulário de Solicitação de Pesquisa, preenchendo seus dados e as informações sobre sua pesquisa: https://portais.univasf.edu.br/sibi/formulario-online-de-solicitacao-de-pesquisa
A ficha catalográfica é o registro das informações que identificam uma publicação, como livros, e-books, trabalhos de conclusão de cursos, entre outras. Descreve de forma detalhada dados como autoria, título, editora, ano de publicação, ISBN/ISSN e assuntos, facilitando sua identificação e recuperação.
- O usuário vinculado a um curso da EaD da Univasf deverá realizar a solicitação de ficha catalográfica através do e-mail: biblioteca.ead@univasf.edu.br, conforme as orientações disponíveis em: https://portais.univasf.edu.br/sibi/informacao-ao-usuario/solicitacao-de-ficha-catalografica
- A ficha catalográfica será elaborada apenas para publicações desenvolvidas no âmbito da Univasf.
Usuários da modalidade presencial devem encaminhar e-mail com a solicitação para a biblioteca de seus campus.
Os Trabalhos de Conclusão de Curso devem ser elaborados de acordo com as normas do Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Os trabalhos devem apresentar Ficha Catalográfica (exceto trabalhos acadêmicos elaborados em formato de artigo) e o Termo de Autorização de Disponibilidade de Trabalhos de Conclusão de Curso para depósito na biblioteca.
Saiba como elaborar e depositar seu Trabalho de Conclusão de Curso, clique aqui!
Para mais informações sobre esses e outros serviços oferecidos pelo Sistema Integrado de Bibliotecas acesse a carta de serviços do SIBI Univasf.